quarta-feira, 17 de junho de 2009

Aula do dia 28/05...

Queridos colegas gostaria de pedir desculpas, pois estou com problemas no meu computador e não estou conseguindo realizar as minhas postagens semanalmente, principalmente por causa dos feriados.....mas espero logo estar solucionando os problemas...


Esse post esta destinado a discutir o texto"Contexto de alfabetização na aula" , das autoras Ana Teberosky e Nuria Ribera.


Essa aula foi bem divertida, pois realizamos a discussão do texto através de jogos.Esse jogo foi legal, porque no final todos ganhamos.O texto se inicia falando do construtivismo e socio-construtivismo, trazendo as mudanças no contexto da Educação Infantil.Ele nos mostra algumas situações de alfabetização e recursos a serem utilizados.

Exemplos:

  1. relação entre ações e objetos
  2. observar ações dos adultos
  3. escutar a leitura em voz alta;
  4. perguntar e receber respostas;
  5. produzir textos longos.

A alfabetização é feita de modo continua e permanente, lembrando que a aula deve ser o mais interessante possível para o aluno, eviando o máximo possível do tradicionalismo.Após essa aula sobre a alfabetização e com base na observação do meu estágio, achei um vídeo que me lembrou o fato de alguns alunos trocarem o S, pelo Z(seria por não terem contato com essas palavras, ou seria pela questão de que o S entre duas vogais tem som de Z?).

O vídeo mostra o trabalho realizado em sala de aula por uma professora, essa atividade ocorre através de jogos de palavras: a criança observa a figura, e monta o nome ao seu lado.Obseve que o menino escreve MAMO,PIPO, mas o que ele queria escrever era MAMÃO, PINTO.

2 comentários:

  1. Ticiane, muito bacana a sua " borboletinha " do mouse!!! Voce fez uma sintese interessante do texto. Sugiro que detalhe em que consiste cada um dos contextos apresentados pelas autoras. O video 'e muito pertinente. Por favor, comente-o um pouco mais relacionando-o ao texto.

    ResponderExcluir
  2. É uma penas que não tenha detalhado melhor os contextos...

    ResponderExcluir