Queridos colegas gostaria de pedir desculpas, pois estou com problemas no meu computador e não estou conseguindo realizar as minhas postagens semanalmente, principalmente por causa dos feriados.....mas espero logo estar solucionando os problemas...
Esse post esta destinado a discutir o texto"Contexto de alfabetização na aula" , das autoras Ana Teberosky e Nuria Ribera.
Essa aula foi bem divertida, pois realizamos a discussão do texto através de jogos.Esse jogo foi legal, porque no final todos ganhamos.O texto se inicia falando do construtivismo e socio-construtivismo, trazendo as mudanças no contexto da Educação Infantil.Ele nos mostra algumas situações de alfabetização e recursos a serem utilizados.
Exemplos:
relação entre ações e objetos
observar ações dos adultos
escutar a leitura em voz alta;
perguntar e receber respostas;
produzir textos longos.
A alfabetização é feita de modo continua e permanente, lembrando que a aula deve ser o mais interessante possível para o aluno, eviando o máximo possível do tradicionalismo.Após essa aula sobre a alfabetização e com base na observação do meu estágio, achei um vídeo que me lembrou o fato de alguns alunos trocarem o S, pelo Z(seria por não terem contato com essas palavras, ou seria pela questão de que o S entre duas vogais tem som de Z?).
O vídeo mostra o trabalho realizado em sala de aula por uma professora, essa atividade ocorre através de jogos de palavras: a criança observa a figura, e monta o nome ao seu lado.Obseve que o menino escreve MAMO,PIPO, mas o que ele queria escrever era MAMÃO, PINTO.
Ticiane, muito bacana a sua " borboletinha " do mouse!!! Voce fez uma sintese interessante do texto. Sugiro que detalhe em que consiste cada um dos contextos apresentados pelas autoras. O video 'e muito pertinente. Por favor, comente-o um pouco mais relacionando-o ao texto.
PROPÓSITOS GERAIS 1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas; 2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna; 3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil; 4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens; 5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;
PROPÓSITO ESPECÍFICOS:
1.Me familiarizar com o mundo blogueiro;
2.Interagir com meus colegas, expondo minhas idéias e compartilhando meu aprendizado;
3.Refletir sobre as questões discutidas em aula.
DESCRITORES 1. Cumprimento dos propósitos gerais; 2. Cumprimento do propósito específico; 3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc) 4. Construção processual (ao longo do semestre) 5. Organização que facilita a compreensão das produções; 6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos; 7. Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.) 8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.) 9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas; 10. Apresentação de síntese conclusiva; 11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio;
Sou uma pessoa engraçada, um pouco tímida e muito sincera.Curso Pedagogia, na Universidade de Estado do Rio de Janeiro(UERJ);Sou apaixonada por animais, principalmente por gatos e cavalos;Adoro minha família e amigos...
Ticiane, muito bacana a sua " borboletinha " do mouse!!! Voce fez uma sintese interessante do texto. Sugiro que detalhe em que consiste cada um dos contextos apresentados pelas autoras. O video 'e muito pertinente. Por favor, comente-o um pouco mais relacionando-o ao texto.
ResponderExcluirÉ uma penas que não tenha detalhado melhor os contextos...
ResponderExcluir