Atividade 1
1ª Parte:
a) Leitura de conto, estimulando os alunos a encontrarem pontos comuns e divergentes com outro conto(já explorado anteriormente).
Sugestão:"Cinderela" e os " Três Porquinhos".Pois esses dois contos trazem, por exemplo, a questão familiar(estrutura formada por três irmãos/irmãs) como ponto em comum.É interessante estimular os alunos a pontuarem, num primeiro momento as semelhanças, e logo após, as discordâncias(como por exemplo,a questão de um conto se tratar de personagens de espécie humana e a outra narrativa se tratar de personagens da espécie animal).
Faça perguntas como:"O que mais vocês percebem que são iguais/diferentes?"
*Objetivo:Comparar textos novos com textos já conhecidos.
2ª Parte:
b)O aluno é estimulado a expressar através de desenho(ou fotos pessoais)como percebe sua família,como se dá a estrutura familiar da qual faz parte.
*Objetivo-Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas
Atividade 2
*Leitura de um texto(ex.:histórinhas infantis pouco conhecidas);Após a leitura as crianças são estimuladas a fazer desenhos onde elas possam "imprimir" sua percepção da história,antes desconhecida.Possivelmente,aparecerão várias "impressões" sobre a história desconhecida.Assim,a criança não possui gravada na memória nenhuma imagem sobre a história,desenvolvendo na atividade o processo de compreensão,de se informar do "novo".
*Objetivo-Desenvolver a compreensão da leitura.
Atividade 3
*Será apresentado ao aluno uma história em quadrinhos sem fala,com espaços em branco.O exercício consistirá em ligar frases(desse modo, algumas palavras,ao menos, já devem ser identificadas pela criança) a cada quadrinho "sem texto".Após a conclusão do exercício,o professor deverá fazer perguntas que visam reafirmar o exercício de interpretação do "texto não-oral" tais como:"Vocês acham que essa frase se encaixa mesmo com o que está acontecendo nesse quadrinho?" "Vocês colocariam outra frase melhor no lugar desta que vocês escolheram? Qual?".
*Objetivo-Desenvolver a interpretação.
Atividade 4
*Leitura de história para os alunos,sucedida de exercício com figuras relacionadas ao texto.As imagens podem ser tipo fichas,com as quais a criança deverá desenvolver a memorazição através da reconstrução da temporalidade dos fatos da história.Ela deverá organizar as fichas de modo que reconte a história através da imagem.Ela associará o texto oral(leitura) e o texto não-oral(imagens).
*Objetivo-Desenvolver a memorização.
Atividade 5
*Os alunos devem estar divididos em grupos pequenos de no máximo 4 crianças.Serão distribuídos blocos de letras para cada grupo. A proposta é agrupar letras ,com as quais a mudança das consoantes formem palavras diferentes,com pronúncias diferentes,tais como Rato/Gato,Faca/Vaca,etc. O professor deve mediar a percepção do aluno,quanto a relação da mudança da letra com mudança sonora ,e principlamente,com a mudança do significado,do sentido,da palavra em si.Deve-se procurar também usar palavras que estejam mais perto da realidade da criança,que estejam mais perto do concreto.
*Objetivos-Distiguir a pronúncia de alguns sons da língua,tais como:t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos;estimular a pronúncia clara dos sons;reconhecer a ortografia das palavras;perceber os sons da língua.
Atividade 6
*Leitura de texto de fácil compreensão,de preferência uma narrativa com temática próxima a realidade infantil.Após a leitura,o professor pede aos alunos que recontem a história.O professor deverá mediar,guiar o aluno de maneira que ele consiga o máximo possível se aproximar da história real contada anteriormente.O professor deverá questioná-lo quando necessário se o aluno acha que aconteceu na história real tudo o que ele está descrevendo.*No 2º momento,serão distribuídos aos alunos figuras relacionadas a história e um cartaz em branco.A proposta é que os alunos possam recontar a história nesse momento através das figuras que retratam acontecimentos da história.É uma forma de eles organizarem a história,exercitarem a memória e a interpretação de forma cronológica.Os alunos deverão colar as imagens de acordo com os acontecimentos memorizados da leitura.É importante que após a conclusão da atividade,os alunos devem expor seus cartazes e recontarem mais uma vez a história,desta vez com uso do texto não-oral.
*Objetivo-Memorização do texto oralmente;leitura do texto no quadro ou no cartaz.
Atividade 7
(Nesse exercício será necessário o uso de revistas,tesoura sem ponta e cola.)*O aluno deverá recortar de revistas distribuídas pelo professor,de palavras que comecem com sílabas bem comuns no cotidiano do aluno e que estão presentes em muitas palavras muito usadas pela criança.O professor deverá orientar quais serão as sílabas a serem procuradas.Nessa fase é comum a exploração de sílabas como CA.BA,BO,CO,MA,etc.Deverão ser encontradas e coladas no caderno(ou cartaz) várias palavras que comecem ou sejam formadas pela mesma sílaba.É interessante estimular o aluno a reconhecer a mesma sílaba,em diferentes palavras e também em posições diferentes na palavra(CA-sa/bo-ne-CA).
*Objetivo-Identificação de palavras mais conhecidas a partir do som inicial;identificação de sílabas iguais a partir dos sons.
Esta atividade ajudou a mostrar que o professor tem outros métodos de ensinar ao aluno.Basta o professor estar aberto as novidades, a aceitar as novas metodologias.
X.O.X.O.
As atividades foram bem pensadas e estáo coerentes com o que foi solicitado. Gostaria que fizesse uma postagem refletindo sobre esta atividade. Que impressões ficaram? Em que ajudaram na sua formação? Em que ela contribuirá para seu trabalho futuro? Sempre que for realizada um atividade, é fundamental refletir sobre ela. Faça um breve comentário, ok?
ResponderExcluirTiciane, parabéns por seu portfólio está sendo construído no processo e estar atualizado!! Muito bom!
ResponderExcluirTiciane, não devem ser registradas apenas as atividades obrigatórias solicitadas. É importante que, a cada aula, seja feita uma postagem refletindo sobre o que foi discutido.
ResponderExcluir