quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aula do dia 02/07

Olá queridos amigos, gostaria de pedir desculpas por só estar postando agora.....estou com muitos trabalhos e só agora consertei o PC....
Texto 5: Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem.
Autora: Emilia Ferreiro
A autora no começo do texto se detém sobre a relação entre o todo e as partes que o constituem. O todo faz referência a escrita completa, e a parte faz referência a cada letra ou grafema equivalente.
Os principais temas abordados no texto são, os modos como as crianças formulam hípóteses lógicas ao longo do processo de construção da escrita e a forma como interpretam as representações da escrita.
A criança tem em sua mente de certa forma estruturado uma série de hipóteses, representações alfabéticas da linguagem, esta estrutura tem varias formas: correspondencia entre som e imagem, representação silábica(sem valor sonoro convencional) e o modo silábico - alfabético(apresenta algum v alor sonoro convencional).
As autoras citam ao longo do texto experiencia realizadas com crianças de diferentes idades sobre o processo de leitura e escrita.
Existem crianças que no inicio de seu desenvolvimento, fazem correspondencia entre quantidade de letras e tamanho do objeto.
Durante a nossa discussão do texto o professor Ivan levantou um exemplo que todos nos haviam os esquecido:a criança antes mesmo de saber ler, interpretam o que observam ao s eu redor como embalagens, figuras, entre outros....O ato de saber ler é uma coordenação de informações de fontes diversificadas, cujo objetivo final é expresso linguisticamente.Nenhuma apren dizagem começa do zero.
Devemos tambem lembrar que o professor deve ajudar o aluno no seu processo de desenvolvimento, pois a maioria sempre encerra o assunto quando o aluno responde alguma coisa errado.O processo pelo qual o aluno passou para chegar a essa resposta não deve ser ignorado, pois faz parte da construção do seu conhecimento.
O professor deve ajuda-lo a reconhecer aonde ele errou, e ajuda-lo a chegar ao raciocinio certo.Apenas dizer que ele está errado, não serve para nada.
X.O.X.O.

Um comentário:

  1. A análise deveria ser mais profunda. Foi solicitado que as reflexões referentes a estes últimos textos fossem mais detalhados... Você focalizou apenas tópicos muito suferficiais...

    ResponderExcluir