quarta-feira, 1 de julho de 2009

Aula do dia 18/06 Práticas de linguagem oral e Alfabetização inicial na escola: Perspectiva Sociolinguistica

O texto fala como a alfabetização esta ligada a identidade social,surgem ao mesmo tempo.
O professor deve procurar compreender as práticas de leitura e escrita, no contexto que esse aluno está inserido, é claro que sem diminuir a capacidade.
A escola precisa criar contextos para que haja conversa(mas não deixa-los simplesmente soltos para fazerem"nada") , já que a conversa é uma atividade coletiva na qual em finalidades.Tambem devem fugir da pratica da criança somente decodificar as letras e identifacá-las.
Trabalhar a diversidade de gêneros texuais é importante.
O professor Ivan nos deu o exemplo do personagem de revista em quadrinhos, o Chico Bento para mostrar que os alunos podem ter vários exemplos de contextos linguísticos, já que existem vários tipos de fala, fato tambem explicado pela nossa colega Maria José sobre o seu jeito de falar.
Tambem não devemos esquecer que a Educação Infantil deve ter planejamento de aula sim!!!! No meu pensamento professor que não faz planejamento, não é professor é enrolador!!!!

Um comentário:

  1. A reflexão parece se referenciar apenas ao que foi discutido em sala... Não demonstra profundidade das ideias levantadas pelo texto...

    ResponderExcluir